08/10/2014

O que a arte nos ensina (parte I)


Ultimamente tenho visto/ ouvido por aí muitas pessoas falarem algo que me incomoda. Tais pessoas dizem aprovar/ desaprovar uma obra "porque ela ensina..." sinceramente, acho esquisito esse tipo de discurso, posto que é o fato de uma obra ensinar algo é um critério muito maleável e passível de interpretação, extremamente vago. Citemos um exemplo para clarear a situação. 


Nos últimos tempos, tenho visto que há certa rejeição a algumas novelas do horário nobre que trazem homossexuais e questões sobre o preconceito que sofrem como parte principal da trama. Segundo algumas pessoas, tal trama é ruim e a novela é uma bosta porque ensina o telespectador a ser homossexual. Pior: incentiva as crianças que assistem a "liberarem geral". 
Vou evitar entrar no caráter homofóbico de tais opíniões, pois não é bem esse o foco. O problema em questão é a noção de que a novela ou qualquer outra obra de arte seja uma espécie de "professora" e que, sendo assim, seja obrigada a ensinar alguma coisa. De fato, a arte pode nos ensinar muito, mas definitivamente essa possibilidade não é determinante na avaliação de tal obra. Ainda tomando como exemplo a novela, ela não é boa ou má por promover os "valores da família" ou por "propagar o respeito à diversidade", pelo simples motivo que tais avaliações também são maleáveis e variam tanto de indivíduo para indivíduo (enquanto para um estamos respeitando as diferenças de cada pessoa, para outro é uma pouca vergonha) quanto em situação diacrônica - ou seja, com o tempo as pessoas podem simplesmente mudar de ideia acerca de qualquer assunto.
Diante do exemplo, o que podemos então ter como critério confiável na avaliação de uma obra? Bom, isso renderia novos posts (e devem realmente render), mas uma coisa é certa: é preciso ter em mente (o que poucas pessoas têm) que é preciso dissociar ao máximo possível a figura do autor da obra, bem como separar nossas convicções pessoais do contexto representado na obra avaliada. Voltamos em breve com mais exemplos.

Continua...

Foto: Clara e Marina, personagens de Em família, de Manoel Carlos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More