18/08/2011

Como foi o V Fantasticon (parte I)





Pessoal, este escritor que vos fala esteve em "turnê" nos últimos dias por razões acadêmicas, mas destas obrigações também se desdobraram momentos muito bonitos e interessantes, dos quais tentarei expor algumas impressões.
O V Fantasticon - Simpósio de Literatura Fantástica começou um tanto morno na noite de sexta, 12/08. Entretanto, o bate-papo com Tiago Santiago foi basrtante interessante e proveitoso, mostrando como os elementos fantásticos tendem a aparecer até com certa frequencia em nossas telenovelas. Apesar de eu não ser um assíduo espectador deste tipo de programa, é inegável que o fantástico tem se apresentado e conseguindo despertar melhores impressões no público que até então (talvez, em muitos casos até hoje, veja por exemplo, a rejeição à novela Tempos Modernos) resistia a esse tipo de produção, como exemplo, além dos Mutantes, foram citadas obras clássicas como Pantanal, Vamp, O clone e O profeta.  
Após esta palestra de abertura, todos só retornaram no dia seguinte, onde realmente a coisa pegou fogo, como exibirei no próximo post. Até lá. 

Fotos: (1) eu com o pessoal da Revista Fantástica, treinando para propaganda da Colgate; (2) um dos painéis expostos no espaço temático, mostrando curiosidades sobre terror e fantasia na arte feita no Brasil; (3) livros e leitores indo à festa; (4) Tiago Santiago em sua palestra sobre o fantástico nas telenovelas brasileiras.
Fonte: acervo pessoal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More