23/08/2011

Como foi o II Sarau do CAIXA BAIXA


Saudações Shirukayanas, pessoal! Saiu com um pouco de atraso, mas saiu: eis a matéria sobre como foi o segundo sarau promovido pelo Núcleo Literário CAIXA BAIXA,  grupo já conhecido dos que visitam este blog. Logo minutos antes do início, o crepúsculo se fazia ao passo em que chegava às bancas de jornais a edição de domingo, 21/08, do Jornal da Paraíba. Nela tivemos nosso primeiro sorriso da noite, afinal, não é todo dia que se ganha uma metéria de uma página completa num jornal de grande circulação. A matéria destacou, além do CAIXA BAIXA, os núcleos Blecaute! e o nacionalmente conhecido Clube do Conto, mostrando que a Paraíba vai de bem a melhor no quesito produção literaturária. Um belo boost para a noite que começava.


Não sei quem criou o boato de que, a cada minuto sem poesia ao microfone, um panda morria em algum lugar. Se assim for verdade, acho que pandas nasceram em vez de morrer, pois a circulação dos poetas foi grande e contínua, sem paradas nem para respirar. Engraçado que para um lugar que pedia não aos palavrões, abro minha participação com um, contido em um de meus poemas eróticos. O amigo Artur, que leu meu poema aqui também o recitou para os presentes. Também saliento a presença de mulheres recitando poemas de amigos, caixabaixeiros ou não, provando que a verve inspirada segue também entre elas.




É pena que nem todos os caixabaixistas puderam comparecer, mas a maiorria esteve lá; quem não esteve compareceu em forma de poema. Assim, caixabaixéticos ou não, foram homenageados Bruno Gaudêncio, Thiago Lia Fook, Lau Siqueira, Águia Mendes, Guilherme Boaventura, Tito Rosas, Cyelle Carmem, Philippe Wollney.
A noite foi regada a cerveja, vinho, absinto (que por sinal foi-se em segundos) e muita poesia, também houve espaço para leitura de contos e piadas bem humoradas. Destaco também a apresentação surpresa do curta-metragem de Carolaine (não tenho a ficha técnica do vídeo, por favor, entre em contato e darei os devidos créditos), que se mostrou bem feito e muito divertido.




Por fim, ficou a certeza de que ainda há quem goste de prestigiar a poesia, bem como a nova literatura paraibana. O gosto de quero mais perdurou em todas as bocas presentes, bem como a admiração dos que, por morarem fora da paraíba, estiveram apenas em pensamento em nossas palavras eufóricas. Que este seja o segundo de muitos, que o terceiro não tarde a chegar e que você que me lê possa presenciá-lo. Até mais. 

Fotos: (1) Matéria de 21/08 do Jornal da Paraíba sobre Caixa Baixa, Blecaute! e Clube do Conto; (2) Roberto Denser recitando o clássico poema "Sou um saco"; (3) A clubecontista Jéssica Mouzinho dando aula de sinuca para o ex-caixa Félix Maranganha (ao fundo); (4) e (5) pessoal provando um tira-gosto enquanto rola a poesia; (6) Betomenezes homenageia Águia Mendes de forma peculiar. Fonte: acervo pessoal.


3 pitacos:

Muito bom! Foi a ata que estava faltando! E que venham tantos outros mais. Parabéns aos que fazem, e também aos que degustam literatura!
Tim tim.

do caralho!
êita, aqui pode falar palavrão?

Mizera, aqui não pode falar pavarão nao, caralho! Putaquepaiu, se eu num fosse um cara educado q soh a porra vc ia vr.
;P

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More