19/05/2011

Poesia pra dar em doido!


Boa tarde a todos os (poucos) amigos que visitam este humilde blog. Retomo as postagens por aqui primeiramente pedidndo descilpas pela atualização vagarosa, que tem sido relacionada a problemas de ordem pessoal. Procurarei então colocar mais coisas por aqui para não deixar o blog às moscas. 
Bom, de mais  a mais vamos à notícia: estive ontem na noite de abertura da IV Semana da Luta Antimanicomial de João Pessoa - PB, acontecida no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. O interessante e inusitado desta vez foi a iniciativa do louco - e bom - poeta Lau Siqueira (foto), que resolveu trazer à todos o seu livro Poesia sem pele naquele lugar. Quebrando com aquela velha formalidade típica de lançamentos de livros, o evento foi bastante lúdico, o que parece ter trazido grande satisfação aos presentes. Comentou-se também, por meio das palavras do poeta, o estranhamento causado por parte da crítica com a idéia de visitar um manicômio para o lançamento de poesia. Neste sentido, tudo me pareceu ter sido uma maneira bela e eficiente de chamar a atenção para a pessoa que vive em núcleos de apoio psiquiátrico, geralmente excluídas (mais do que nós) da sociedade. O resultado foi muito bom.
O evento contou com a presença de uma turminha de peso para a arte, como Linaldo Guedes, como também do mundo político-administrativo, como o atual governador paraibano Ricardo Coutinho. A ilustre (ou deveria dizer ácida?) presença do Caixa Baixa também marcou; estiveram lá além do que vos apresenta esta matéria Félix Maranganha, Joedson Adriano, Guga Limeira e Jairo César - este último tendo ficado na incumbência de apresentar a todos o livro de Lau. Curioso desta apresentação foi a rápida, repentina e barulhenta chuva que chamou a atenção de todos, sem ter tirado o brilho do evento. No saldo, tudo correu muito bem. Parabéns ao poeta Lau Siqueira pelo lançamento, esperamos que mais atitudes interessantes como esta apareçam em João Pessoa e alhures.

O blog de Jairo César, Escritos no ônibus, também comentou este evento. Passe lá e confira!

Foto: acervo pessoal.

1 pitacos:

Parece ter sido um ótimo evento... sempre bom quando há uma valorização desta arte literária!

;D

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More