22/01/2011

Anos 00: o que houve? (parte XII)


A década de 10 está apenas começando, ainda sentimos como se estivéssemos nos dez anos passados. Comentando ainda o que foi feito de legal na música no início do milênio, trago uma banda no mínimo curiosa. Em geral, procuro nesta série trazer álbuns que tiveram grande projeção na mídia e que ainda assim sejam realmente de boa qualidade. Fugindo um pouco deste modelo, apresento-lhes uma banda muito pouco conhecida (mesmo eu só aconheço há pouco tempo), mas que possui qualidade grandiosa. 
Ao ouvirmos os primeiros segundos de Nivraym (2001 - remasterizado em 2009), vemos de cara porque a grande mídia não se interessa por ele. Entretanto, para os apreciadores especializados em Zeuhl, vertente do progressivo pouco difundida, a banda japonesa Koenjihyakkei é considerada uma das mais belas e criativas da atualidade. Fica claro ao ouvirmos sua obra que a proposta é buscar a beleza através do caos. Isso faz com que, à primeira audição rtudo pareça ininteligível. De fato, a assimilação das linhas complexas que visitam free jazz, punk rock, blues, e ópera são de deixar muitos ouvidos aturdidos (o que talvez faça quem passar aqui com muita pressa não apreciar a banda). 
Passado o susto causado pelas dissonâncias e variações rítmicas característica do estilo, o que se percebe é uma música de muita disciplina e que, ainda assim, consegue manter o clima lúdico. De certo, como é de se esperar de bandas que buscam experimentalismo, nem tudo há de soar legal, mas o resultado final tem posto os japas no topo das bandas do estilo, como já afirmei. Deixo então a recomendação, bem como um vídeo de uma apresentação (muito me admira que eles consigam reproduzir tudo que fazem no estúdio também nos palcos) ao vivo de uma das músicas do álbum. Gostou? Não? Manifeste-se com seu comentário.





6 pitacos:

Olha, não é meu estio, acho que a gente tem que ouvir várias vezes para começar a gostar.
Abraço

Nunca ouvi falar nesse pessoal, mas curti o video :D

Débora, acho q vc é prova do que o q disse no post é verdade. ^^
Vlw por comentar! ^^

Cara, o vídeo não está carregando. Mas fiquei curioso pacas, vou insistir, abs!

Urbano, o youtube tm destas frecuras às vzs. Persevere, se achar q vale. ^^

Gosto do estilo. Vou baixar musicas aqui :]

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More