08/10/2010

Entrevistando Márcio Barba


Temos agora mais um entrevistado no blog, meus amigos. Desta vez, trago para uma palavrinha o guitarrista Máricio (Barba) Alves, da banda Contrataque (Olinda - PE). A banda já tem um vídeo apresentado aqui, agora cedemos espaço para ver o seu guitarrista tem a dizer. Vamos lá.


Wander - fale um pouco sobre você.
Márcio - sou um gráfico formado e atuante até hoje. Conheci a música (o rock) através de um disco de vinil dos Ratos de Porão, desde então passei a ser fã da banda; e foi 3 anos depois que tive a idéia de formar minha primeira banda, chamada Ataque Suicida. Só que nem tudo são flores. Depois de 12 anos de banda e shows importantes como Abril pro Rock, Skol PE e outros, ocorreram desentendimentos e saí da banda, levando meu amigo batera comigo, e formamos o Contrataque.

Wander - até hoje muitas pessoas persistem com o pensamento de que a música de Pernambuco se resume ao que foi feito no movimento mangue. Como você e a banda lidam com esta situação?

Márcio - vi o movimento mangue surgir, e vi que depois de Chico ele não era mais o mesmo. Muitos malucos querendo ser Chico e coisa e tal... Mas as bandas de rock sempre existiram e estão aí até hoje. Por isso acho que a música underground de Recife é muito mais que o mangue,
até porque o mangue veio depois de tudo isso.
Quando formei o Ataque Suicida nem existia o Chico Science, mas muita gente lá fora acha q só fazemos música com tambor.

Wander - quais os planos da Contrataque para os próximos meses?
Márcio - estamos atrás de levar nosso CD e nossa música para fora do estado, através de bandas como Devotos e Nação Zumbi, que são nossas parceiras, que levam nosso CD pra o sul do país.
Mas já estamos pensando em gravar outro álbum com músicas novas e tentando fazer alguns shows no Sul e Sudeste no mês de Novembro.

Wander - o disco recém lançado de vocês contou com a produção do Canibal. Como foi trabalhar com um ícone do rock pernambucano?
Márcio - sou amigo do Cannibal há mais de 15 anos, sou o cara que confecciona todo material gráfico da banda Devotos e já existe uma afinidade musical. Trabalhar com os caras é foda, eles são de uma harmonia muito foda, até porque a produção mesmo foi do guitarra (Neílton) e do batera (Celo) da Devotos. Sou muito fã da banda e dos caras, pela união e cumplicidade que eles têm. Foi muito foda mesmo fazer esse disco com a produção deles.

Wander - o que você tem ouvido ultimamente? Que bandas recomendaria?
Márcio - tenho ouvido uma banda muito boa daqui de Recife chamada Moribundos, que é um blues muito cheio de Rock'n'roll clássico. Muito bom. E também ouso muito: Rage against, que voltou ... (que bom!) Black Sabbath, Ratos de Porão com disco novo, Maria Betânia, Gal Costa, Maria Rita. Muito doido isso, né? Ouvir ao mesmo tempo porrada e Mpb...

Wander - qual sua relação com a literatura? Que livro recomendaria?
Márcio - cara , aqui em casa todo mundo lê muito. No momento tô lendo o livro recém-lançado da banda Devotos, que é muito foda, fala de tudo que os caras passaram ao longo dos 22 anos de banda e do Alto Zé do Pinho, que é maravilhoso. Recomendo.

Wander - deixe uma mensagem para os leitores do blog.

Márcio - bom, acredito que a melhor mensagem que se pode passar é de que as pessoas se alimentem da cultura o máximo que puderem. E não precisamos de muito pra isso. Temos livros, discos, teatro, cinema, entre outros. O lance é abrir a cabeça pra única fonte de informação que nos forma pra tudo na vida, A CULTURA. Não basta ser bom no que fazemos, temos que ser competentes, só assim podemos nos destacar no meio de uma infinidade de pessoas.

Wander - Obrigado.

Fotos cedidas pelo entrevistado. Na foto 1, o grupo está ao lado dos integrantes do Quinteto Violado, em uma parceria feita por eles.

3 pitacos:

Não conhecia. Parceiro da Nação Zumbi? Muito bom.
É até engraçado, pois quando ouço recife, me vem à cabeça frevos e maracatus, e não rock.
Vou verificar o trabalho dessa banda, rock em recife.
Abraço

Cara, eu não conhecia não...
Mas gostei do cara, ainda mais quando diz que " as pessoas se alimentem da cultura o máximo que puderem".
Legal que o cara escuta boa música,
vai de Black Sabbath a Maria Rita!
Muiito louco!

Se puder visita:
http://guardeparaosdiasdechuva.blogspot.com/

Abraços e sucesso ae...

uma coisa muito interessante que eu sei que acontece é a questão do estigma de movimento e de artista do mesmo modo que quando se pensa em Ceará só se pensa ou em forró ou cultura popular e isso faz com que o mercado se feche e as pessoas que são preconceituosos fiquem mais ainda

amei a entrevista bom quando temos pessoas que tem algo a dizer

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More