19/07/2010

Arte e propaganda (parte I)



Saudações, grandes amigos que me visitam. Temos mais uma nova discussão neste blog, sugerida pelo grande amigo Talles Azigon. Trataremos de um tema polêmico: a influência da propaganda, da publicidade, na dança, na literatura, na cinema, nos vários segmentos artísticos. Até onde vender-se é importante? O que é de fato um artista vendido, traidor de um movimento? Ser um artista vendido é bom? Até que ponto devo entender de publicidade para se tornar um bom artista? Pretendemos que questões como as supracitadas sejam debatidas por aqui a partir deste momento.
Para começar, exponho alguns pontos para direcionar a conversa: a publicidade me parece inegavelmente importante para o artista; deixemos de lado um pouco de nossa síndrome de underground e reparemos que grandes artistas como Da Vinci e Goya (foto) trabalharam sob encomenda, não meramente se baseando em sua liberdade e seus insights. E o que dizer de nós, contistas, que muitas vezes recebemos temas sob encomenda para participar de zines ou antologias? Considero então que não há como dissociar arte e propaganda, cabe a nós avaliarmos como usar esta relação de maneira saudável.
Concorda? Discorda de mim? Tem suas respostas para as perguntas aqui levantadas? Manifeste-se, estamos aqui para ler todos os seus comentários.

5 pitacos:

Concordo ctg!

maneiro o blog!

http://protozooario.blogspot.com/

Sucesso aii

Concordo com você, arte e propaganda são inseparáveis.
:D

Eu vejo a propaganda com uma forma de trabalho, só acho q ela é desleal, pq nem todo mundo pode fazer propaganda, mas se fizesse, acho que teria muita poluição visual.

uau, fico feliz ter começado uma discussão que considero tão importante, e bem acho que não vou concordar e nem discordar por enquanto e sim colocar mais lenha na fogueira

a música pop é arte ? ou é indústria do entretenimento ? artista que tem grande tendência a utilizar-se de marketing, ou fazer marketing como Madonna, Lady Gaga podemos chama-las de artistas ?


até onde vai arte e arte-conceito? isso valendo para as vanguarda mais dadaístas ^^

vou adorar participar desse debate

Pois é, meu amigo. Respondendo o q penso: acredito q propaganda é essencial, mas não pode ser a pedra fundamental. Vc deve priorizar a obra, e a forma com q vc a trabalha.Caso contrário corre o risco de se tornar escravo de produtores ou enquetes de mercado, descaracterizando sua obra em prol de ganhos financeiros. Lady gaga me parece um grande exemplo disso, pois já ouvia falar dela muito antes de seu "boom" na midia. Não parecia em nada com a aberração it girl de hoje. Sendo assim, nao posso considera-la uma artista, ou ao menos uma boa artista. ^^

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More