16/07/2010

Anos 00: o que houve? (parte IX)

Continuando minha apresentação da poucas coisas boas e originais que apareceram ao mundo da música na década de 2000, trago-lhes aquela que julgo ser a menina dos olhos da referida época. A enorme (sim, afinal são 7 integrantes) banda canadense criou um som próprio, cheio de emoção sem esquecer de trabalhar a forma das canções. O Arcade Fire não seguiu as tendências indie de plagiar o Who, o Zeppelin e outros dos anos 60, e acabou criando obras muito belas, sendo enquadrado pela mídia no baroque pop. Apesar de Neon Ballrom não deixar a desejar, vemos que a verdadeira obra-prima de Win Butler, Régine Chassagne e cia. é Funeral (2004).
Passando a se popularizar pegando o embalo daa difusão da internet rápida que temos hoje, não demorou para que grandes artirtas como David Bowie se manifestassem elogiando o grupo, que fazia rock alternativo, mas com vários elementos de câmara e instrumentos pouco comuns do rock, como xilofone, violino, cello e órgão. Logo a banda conseguiu resultados grandiosos, o primeiro álbum, Funeral, já é visto como um dos grandes clássicos da década, um álbum alegre, mas com um quê de tristeza, de saudosismo, melancolia. Caros amigos, se há formula para a perfeição, podem crer que o Arcade Fire deve conhecê-la ou pelo menos está bem próximo disso.
Para recomendar, deixo a já clássica "Wake up", com a participação do já citado camaleão. Apreciem e busquem. Funeral os aguarda.





5 pitacos:

Eu sempre tive a tendência a gostar desta mistura meio clássica com ritmos mais atuais...
O Arcade Fire realmente é um grupo que merece muito mais destaque do que tem... Esta versão do vídeo já havia escutado... Só podia ter um resultado magnífico (Arcade + Bowie)!!

;D

muito bom seu blog ^^
parabéns!

beijuxx
;**

Arcad Fire é com toda certeza uma das bandas mais originais que surgiu nos anos 00 até mesmo por que fica muito difícil ser original depois de tantas décadas absurdas para a música e para a arte 60 70 80 90 ^^

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More