01/07/2010

Acho que ouvi um ganido: por que é tão difícil achar uma letra boa? (parte VI)


Bóia no mar é de graça, é de graça, é de graça (2x)

Eu vou fazer uma ciranda
Pra botar um disco
Na lei do incentivo à cultura (2x)

Mas é preciso entrar no gráfico
No mercado fonográfico (x2)

Mas eu não sei negociar
Eu só sei tocar meu tamborzinho e olhe lá
E olhe lá.

Karina Buhr/ Ciranda do incentivo.



Os que já conhecem nossa discussão sabem que mais um bom exemplo de boas letras vem aí. O que nos será mais interessante é ver a metalinguagem como parte da letra, isto é, temos uma canção falando das agruras de se destacar com a mesma nas mídias em geral. O bom humor é visto em toda a letra da canção de Karina Buhr, que puxei hoje para exemplo, o que dá um ar lúdico a um tema sério e que por muitas vezes, podemos considerar como fator determinante para a qualidade do que vamos ouvir. É preciso ao artista entrar no gráfico do mercado fonográfico, como observa o eu-lírico da letra. Eis um dilema que há muito tempo incomoda o artista, pois o mercado jamais aceitará alguém que não se enquadre na redoma que propaga a indústria cultural. Os útimos versos então são especiais, questionando coisas que até hoje permeiam o inconsciente de quem faz música? Toco tambor, logo sou músico? E quanto à flauta de pífano? Por que a OMB não reconhece isso? O que é OMB? Tudo vem à reflexão, mas sem perder o tom de brincadeira, ilustrado já na "ciranda" do título. Analisando mais profundamente ainda encontramos mais coisas interessantes para o debate, mas me atenho as que já falei linhas antes. Grande letra!
Aos artistas sugiro buscar o mercado, pois é saudável e desejável, mas não prostitua sua arte. Ela ainda é o que faz a diferença.
Em breve, mais letras para discutirmos. Deixo agora um video para animar, desejo a vocês que consigam achar grandes letras como as que mostramos nesta série.


17 pitacos:

concordo plenamente e muito raro emcontrar uma boa letra musiacal hoje em dia aida mas com esas bandinha michurucas que tocam nas ruas e bares

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Hoje em dia a boa música é considerada careta e o "Eu te amo, pra sempre juntos" é uma linda canção de amor escrita com muita cautela e estudo.

Sim eu mudei, mas e ai ficou legal o layout? Eu mesma fiz.

É, talvez vc nao tenha pego o sentido da coisa, mas isso é normal da pressa, ou entao vc nem leu o post. ^^

Concordo plenamente com você. Música boa está em extinção no mercado. Hoje o que faz sucesso são lixos musicais (se é que podemos chamar de musical) com apenas uma palavra ou coisas sem sentido cantadas por pessoas que se vestem de forma extravagante.

Concordo,

só sei tocar meu tamborsinho... lá lá lá
lá lá lá.
http://yankavaz.blogspot.com/

Olá .. é a 1º vez que passo aqui no blog .. gostei muito . Tem muitos artistas que tem talento , mas não conseguem divulgá-lo . É complicado isso . :)

assino embaixo!!! música boa e raridade as boas bandas acabaram los hermanos, ira!....

uma pena!!!


O melhor blog do meu .... Bairro
http://blogdocharque.blogspot.com/

Musicas boas acabaram antes de 2000
depois só veio merda.

O mercado faz a música, e hoje em dia todos ouvem sem contestar. Num debate na MTV, algum membro da banda Replace foi perguntado de onde vinha o estilo tanto visual quanto musical deles. O cara respondeu mais ou menos assim: "Ah, nós seguimos a mídia e o que está na moda. Se dizem que é legal, assim fazemos, e não tem porque questionar nada, o mundo hoje está perfeito e, bom, nós fazemos sucesso assim..." As boas letras de verdade, pouquíssimas! bandas conseguem fazer hoje em dia.

http://anpulheta.blogspot.com

Muito me admira algum desses caras amitir isso. Admiro a sinceridade dele, maso mesmo nao posso dizer da musica. Eta, vidinha mais ou menos a mossa!
^^

Interessante. Gostei muito. :D

hoje ouvir uma boa
musica nao e falsio
so tem bobagem.

ouvir boa música podemos se baixarmos da internet ou comprar o cd só! A maioria dos programas de tv e rádio abrem espaço pra essas porcarias que o povo acha "legal"!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More