31/01/2010

Ser contista é seguir um caminho solitário

Aqui vai mais um lamento do que uma postagem em si. Lamento informar, mas aquele que deseja seguir o caminho da arte deve se acostumar com o sofrer e a sua desvalorização. Amplie tudo isso se você for contista. Prepare-se, o caminho é solitário, as pessoas não valorizam e poucas pessoas ligadas à literatura tem o mesmo gosto. Se você é poeta, independente de ser bom ou mau, achará seu grupo de iguais. Porém, infelizmente, contistas não caem docéu (acho que mal nascem na Terra). Falo isso por muitas vezes mostrar alguns textos paraas pessoas e elas simplesmente dizerem um "legal" - isso quando falam alguma coisa. Não sei bem se isso é complexo de Narciso, mas muitas vezes você se sente um pouco triste por não conseguir atingir aquele leitor. Isso é fatal para muitos contistas, que acabam escolhendo outro tipo de arte ou desistindo de tudo no fim. Apesar desse amargo que carrego nesse sentido, algo maior me faz seguir, não penso em parar de escrever, não importa o resultado. O motivo? Ainda há mesmo que poucos, leitores que sentiram aquilo que esperava, mais além até do planejado para meus leitores imaginários. Essas pessoas conseguiram atravessar os portões de um mundo fragmentado mas de sentido, essas pessoas se sentiram felizes, apesar da confusão inicial. A essas pessoas, não tenham dúvida, deixo meu obrigado; meus narradores (ou narradoras) também.
^^

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More